Serviço de Apoio à Inserção na Vida Ativa

SAIVA Serviço de Apoio à Inserção na Vida Ativa

A Escola Profissional de Leiria tem acompanhado a inserção dos seus diplomados no mundo do trabalho através de um serviço próprio denominado Serviço de Apoio à Inserção na Vida Ativa - SAIVA. O SAIVA foi criado em Junho de 1993, tendo como principais objetivos prestar apoio na procura de emprego e na integração profissional dos diplomados, bem como recolher e sistematizar dados sobre necessidades de formação e possibilidades de resposta por parte da EPL.
No âmbito do SAIVA, são realizados anualmente estudos de avaliação sobre a adequação da formação às funções profissionais. Estes estudos têm como base inquéritos que são realizados junto dos diplomados e das entidades empregadoras sendo, assim, possível obter dados nomeadamente sobre a aceitação no mercado de emprego dos diferentes cursos, a correspondência curso/posto de trabalho e, tal como já foi referido, a adequação da formação ao exercício das suas atuais funções.
O contacto com as empresas e instituições da região tem sido um dos aspetos fundamentais do trabalho realizado pelo SAIVA e, através do qual, tem sido possível a colocação de um número considerável de diplomados inscritos no serviço. Atualmente a EPL recebe regularmente pedidos de empresas/instituições que pretendem admitir pessoal qualificado nas diferentes áreas dos cursos ministrados na escola.

PROMOÇÃO DE INICIATIVAS INSTITUCIONAIS

   Encontra-se a funcionar na EPL, desde Janeiro de 1994, uma Unidade de Inserção na Vida Ativa -UNIVA - que, em articulação com o trabalho realizado pelo SAIVA a partir de Junho de 1993, permitiu uma maior abertura da escola à comunidade na perspetival do apoio para a procura de emprego, entre as camadas mais jovens da população.
Para além da possibilidade de inscrição no serviço (o que permite o encaminhamento dos interessados para as empresas/instituições que contactam a escola nesse sentido), a EPL tem realizado ações, em colaboração com o Centro de Emprego de Leiria, que visam a preparação dos jovens para a procura do 1º emprego. Assim, e ao longo dos anos letivos de 1993/94, 1994/95 e 1995/96 foram realizadas sessões em que participaram todos os formandos finalistas da EPL e onde foram abordados temas como a organização do curriculum vitae, elaboração de candidaturas espontâneas e provas de seleção, dando-se neste ponto principal relevância à entrevista de emprego.
Paralelamente, e a convite da escola, técnicos e empresários de diferentes áreas têm estado presentes em colóquios onde são abordadas questões ligadas ao ambiente empresarial, de forma a estabelecer a necessária ligação escola-empresa. Há também a referir que a EPL tem promovido, de diferentes formas, a divulgação da “Bolsa de Emprego EPL”, forma corrente como são designadas as atividades do SAIVA, nomeadamente através de:
    - Publicação periódica de anúncios nos meios de comunicação social (jornais regionais e jornal da escola);
    - Realização de mailings às empresas/instituições da região dando a conhecer o serviço;
    - Informações enviadas às escolas C+S e secundárias a fim de que os formandos aí existentes tenham conhecimento de um serviço que está aberto à comunidade;
    - Elaboração de projetos de divulgação que têm sido distribuídos em feiras ligadas ao ensino e onde a EPL tem estado presente.